Tipos de Propagandas Digitais e Novas Tecnologias
De acordo com o levantamento de dados coletados pela pesquisa brasileira de mídia (PMB) 2015, mais da metade da população brasileira tem acesso a internet, além disso, o número de acessos diários aumentou para 76% em 2014, contra 56% em 2013. Com esse aumento, as empresas estão preferindo investir em propagandas em sites, blogs e vídeos ao invés de comerciais da TV.
Campanhas mais completas geram mais resultados, ao criar um web site, devemos estar atento ao conteúdo, para que o público alvo seja atingido de forma correta.
Há diversas formas de propaganda digital, entre elas:
* Banners: Os sites de busca mais famosos possuem programas de anúncios que colocam o seu site no topo do ranking para as palavras chave relevante ao seu negócio. Estas campanhas de marketing são feitas através de “banners” nos sites de busca mais conhecidos pago por número de cliques (Pay Per Click Campaigns). Quando um banner aparece ele tem de 5% a 7% de visitas, após 5 dias essas visitas caem para 2% a 3%, isso porque as empresas deixam os banners por semanas e até por meses sem haver uma rotação, que é necessário para que o banner fique sempre visitado.
* Hot Site: É uma página criada para uma ação específica de marketing, por um curto período de tempo, mais objetiva e tem grande apelo visual. Com a tecnologia de hoje é possível criar hot site institucional ou até dinâmico.
* Pop Ups: Cada dia mais é quase impossível navegar sem uma avalanche de janelas pop-ups de qualquer tipo que aparecem sua tela e, apesar dos seus esforços para eliminá-las, as empresas sempre consegue uma forma de colocá-las. As empresas usam esse tipo de propaganda, para persuadir o consumidor a fim de apresentar um produto/ ou marca, e fazer com que ele compre.
* Blogs: Os blogs são criados a fim de comunicar e se relacionar com os clientes, sendo um canal de comunicação mais informal e qualquer pessoa pode criar. Pensando nisso, as empresas aproveitam a oportunidade para mandar as propagandas se tornando mais fácil à visualização.
Por esses modelos de publicidade online, os investimentos vêm crescendo de forma contínua. Segundo e eMarketer, empresa norte-americana especializada em pesquisas e análises de marketing digital e de mídias, nos Estados Unidos os investimentos em publicidade online totalizaram mais de US$ 25 bilhões em 2010.
Web 2.0 X Web 3.0
Pensando ainda nas novas tecnologias, e no meio online de se relacionar com as pessoas, foi desenvolvido em 2004 por uma empresa americana chamada O'Reilly Media, um termo utilizado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços: WEB 2.0. Tendo como conceito a Web através de aplicativos baseados em Redes Sociais e tecnologia da informação.
A ideia da Web 2.0 é tornar o ambiente on-line mais dinâmico e fazer com que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Dentro desse contexto, a Wikipédia faz parte dessa nova geração, além de diversos serviços on-line interligados, que integram ferramentas de busca, e-mail, comunicador instantâneo, programas de segurança, etc.
Com o aparecimento do Web 2.0 muitos sites deixaram de ser estrutura rígidas e estáticas e passaram a ser plataformas onde pessoas podem contribuir com o seu conhecimento para o benefício de outros utilizadores e visitantes.
Um aspecto negativo é que nos dias de hoje, as pessoas não armazenam informações com tanta facilidade e procuram na internet toda a informação já processada, o que não estimula o pensamento crítico.
WEB 3.0
A Web 3.0 é a terceira geração da internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamasa de a "A Web Inteligente". A construção de uma internet mais inteligente caminha devagar, mas pode provocar uma revolução.
A necessidade de tornar as coisas mais fáceis e com a ajuda de novas tecnologias isto é possível. Agilizar processos é a principal atividade que a "informática" deve realizar, e também cria uma utilidade grande para realizar tal feito.
Com o avanço das novas tecnologias, pensando no meio digital e suas respectivas publicidades, hoje em dia as empresas não podem mais ficar de fora, pois é uma corrida contra o tempo, cada vez mais consumidores compram pela internet, mesmo com o medo de vírus, hackers, etc, elas ainda sentem mais segurança, pesquisam, entram em sites de reclamação para saber a procedência do produto a ser adquirido, e entram em Redes Sociais das respectivas empresas afim de saber se há um bom feedback para a mesma. Pensando nisso a empresa também tem que ter uma boa visibilidade aos olhos dos clientes, para que a publicidade, a venda e a entrega de seus produtos, não gerem nenhuma frustração ao seu consumidor. Com isso fazendo que todo o processo seja bem visibilisado para todos.